domingo, 27 de maio de 2012

Tipologia Textual - Artigo de Opinião

O que é um Artigo de opinião?

É um texto opinativo, de cunho argumentativo que geralmente remete a assuntos polêmicos que estão estourando na mídia e que você logicamente já tem uma opinião sobre esse assunto, como todo mundo tem. Mas, para escrever será preciso levantar tudo o que foi publicado sobre ele, obter o maior número de informações a respeito dele, ler outras opiniões sobre o assunto (contrárias ou não a ele). Uma afirmação falsa que você apresentar no artigo pode ter um efeito contrário da sua intenção, que é convencer o leitor de que sua opinião faz sentido, por isto é tão importante esse levantamento.

Características desse tipo de texto:

O autor domina o assunto;
Liberdade estrutural, desde que contenha INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMETO E CONCLUSÃO;
É um texto que deve ser assinado;
A linguagem costuma variar conforme o perfil dos leitores (formal);
Apresenta uma clara intenção persuasiva (convencer).

Como começar um artigo de opinião?

 Deve-se ter preocupação fundamental com o tema oferecido, levando-se em conta que o parágrafo introdutório é o norteador de toda a estrutura dissertativa, aquele que carrega uma idéia nuclear a ser utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto. Existem diversas maneiras de se elaborar a introdução de um artigo de opinião. Mas o que veremos a seguir, vale ressaltar, são alguns modelos sugestivos, e não regras. As mais comuns são:
  • DECLARAÇÃO INICIAL – abre-se o parágrafo com uma afirmação. É a forma mais comum de se desenvolver a introdução. “ Política e televisão são duas instâncias da sociedade brasileira que parecem reunir o maior número de pessoas despreparadas e desqualificadas. É como se escolhessem a dedo as piores pessoas (com raras exceções) para legislar ou executar, animar shows de auditório ou de entrevistas, etc.”.
  • DEFINIÇÃO – quando se tem por objetivo conceituar algo (um processo, uma idéia, uma situação): " "Violência é toda ação marginal que atinge o indivíduo de maneira irreversível: uma bala perdida ou intencional, um assalto, um amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis..."
O Desenvolvimento...

 Aqui, você vai poder misturar suas opiniões com os dados que você recolheu sobre o assunto. Você pode citar o que já disseram (nos jornais, revistas e artigos, mas sempre informar a fonte referida), mas você pode começar fazendo uma alusão histórica, depois apresenta os dados estatistico e faz perguntas a sí mesmo.
 
ALUSÃO HISTÓRICA – organiza-se uma trajetória que vá do passado ao presente, do presente para o passado, ao comparar social, histórica, geograficamente fatos, ações humanas, ideologias, etc. 
Ex.: "Na Idade Média, no Renascimento ou até mesmo durante o Século das Luzes, a mulher esteve sempre a disposição da família, dos trabalhos domésticos e da criação dos filhos; somente no século XX ela ganha, ainda que não suficientemente, coragem para inserir-se no “mundo dos homens": pilota, dirige grandes empresas, constrói edifícios."

APRESENTANDO DADOS ESTATÍSTICOS - Ex.: “ Segundo o Jornal Folha de São Paulo, publicado no dia 23/02/2012, nas grandes cidades brasileiras, não existe sequer um indivíduo que não tenha sido vítima de violência: 48% das pessoas já foram molestadas, 31% tiveram algum bem pessoal furtado, 15% já se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2% presenciaram assalto a ônibus...".

INTERROGAÇÃO ou uma seqüência de interrogações – é uma forma criativa de envolver e despertar a atenção do leitor, porém todas deverão ser respondidas por você nos parágrafos argumentativos pois, afinal, é você quem estará opinando e não deve esperar que o seu leitor responda por você, muito menos sua banca corretora.
Ex.: “ É verdade que, depois da porta arrombada, uma tranca é sempre nela colocada? Foi pensando assim que o governo nomeou a procuradora aposentada Anadyr de Mendonça Rodrigues para comandar a Corregedoria Geral da União que tem status de ministério, porque visa à apuração de todas as irregularidades cometidas no país."

... Conclusão
Evite termos que indiquem tratar-se da conclusão (por fim, portanto, contudo e etc.). O último parágrafo já é a conclusão; Não utilize pronomes pessoais; Seja conciso e seguro ao reafirmar sua posição. É hora de dar suas dicas para que algo possa melhorar, ou para que seja evitado o que aconteceu, você pode manifestar seus temores e seu otimismo. É uma nota para o futuro (pode ser otimista ou pessimista, dependendo do seu humor, mas nunca se exalte).

 Obs.: Para meus alunos, um artigo de opinião deve ter no mínimo 30 linhas.

3 comentários:

  1. Uhul, agora sim vou vou fazer meu dever de casa.

    ResponderExcluir
  2. agora sim que eu entendi vou começar a fazer.

    ResponderExcluir
  3. Posso começar escrevendo meu artigo de opnião com as expressões "em minha opnião" ou "eu acho"?

    ResponderExcluir