quarta-feira, 10 de junho de 2009

Plano de Aula de Português - Interpretação de texto


Plano de Aula

Escola Municipal Barão do Rio Branco
Licenciando: Franklin Cortez Fernandes Timoteo
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 4ª Fase – EJA.
Turma: B
Dia da Semana: Quarta-Feira
Data: 27/05/2009
Horário: 19h30min Às 20h30min

Tema:
Expressão Escrita e Falada

Objetivo Geral:
Tornar o aluno habilitado, quanto à interpretação de textos, compreenderem, manifestar opiniões e saber expressa-las em forma escrita.

Objetivos Específicos:
Florescer nos alunos o gosto por escrever, faze-los manifestar os seus conhecimentos por meio da escrita, torna-los sabeis a interpretar um texto seja ele retratado em imagens, ou retratado em palavras.

Conteúdo:
Interpretação de Texto: Música Meu Guri - Chico Buarque de Holanda.

Metodologia
1º Momento:
Apresentação do tema aos alunos: O que é interpretar um texto, por que interpretar, qual a importância de ler e escrever bem.

2º Momento
Será entregue aos alunos uma fotocópia com a letra da música Meu Guri - Chico Buarque de Holanda, (anexo I) e em seguida será feita a leitura do texto em voz alta, pelo professor e alunos;
3º Momento:
Logo serão feitas a seguintes perguntas aos alunos:
· Qual é a mensagem passada pelo texto?
· Quais são os temas que o texto aborda?

4º Momento:
Em seguida será apresentado através do recurso data-show, um vídeo clipe da música Meu guri, na voz de Elza Soares, sob a edição e criação de Victor Loback;
5º Momento:
O professor fará a explanação da letra da música, em contexto geral. Pedindo a participação dos alunos, dando espaço à suas opiniões.
6º Momento:
Será passada aos alunos uma folha contendo nove perguntas referentes ao texto, (anexo II), para ser feito em sala, essas perguntas serão lidas e explicadas pelo professor.
7º Momento:
Serão corrigidas as questões, com a participação dos alunos.

Recursos:
Humano;
Fotocópias;
Data-Show;
Computador;
Lousa;
Giz.

Avaliação:
Será avaliada a participação dos alunos, e a apresentação da atividade que foi proposta.


Referência Bibliográfica:
Letra Meu Guri In.: HOLANDA, Chico Buarque de - Tantas Palavras; São Paulo : Companhia Das Letras, 2006. Pg. 318
SALIBA, Marco; Palavra em Ação – Redação e Interpretações de Textos. 2ªed., Claranto, 2004.



ANEXO I - O MEU GURI - Chico Buarque - 1981
Quando, seu moço,
nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome
E eu não tinha nem nome pra lhe dar
Como fui levando não sei lhe explicar
Fui assim levando, ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse
Que chegava lá, olha aí, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri e ele chega
Chega suado e veloz do batente
e traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro
Chave, caderneta, terço e patuá
Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri e ele chega
Chega no morro com o carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador
Rezo até ele chegar cá no alto
Essa onda de assaltos tá um horror
Eu consolo ele, ele me consola
Boto ele no colo pra ele me ninar
De repente acordo, olho pro lado
E o danado já foi trabalhar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri e ele chega
Chega estampado, manchete, retrato
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente, seu moço
Fazendo alvoroço demais
O guri no mato, acho que ta rindo
Acho que tá lindo, de papo pro ar
Desde o começo, eu não disse, seu moço?
Ele me disse que chegava lá, olha aí, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri.



ANEXO II - Atividades

1 - Numere a coluna direita, relacionando palavras aos significados:
(1) rebento (verso1) ( ) acanhar, constranger.
(2) batente (11) ( ) faixa com que se cobre os olhos.
(3) encabular (12) ( ) trabalho, serviço.
(4) patuá (16) ( ) agitação, tumulto, confusão.
(5) venda (32) ( ) broto, filho.
(6) alvoroço (34) ( ) amuleto, escapulário.

2- A canção de Chico Buarque é um lamento materno sobre um menino pobre. Como é a vida desse menino?
3 -A expressão “que chegava lá”, retirada do verso 8, mostra que o menino tinha:
( ) otimismo
( ) desconfiança
( ) pessimismo
( ) medo
4 - Leia os seguintes versos:
“Como fui levando não sei lhe explicarFui assim levando, ele a me levar”
“Eu consolo ele, ele me consolaBoto ele no colo pra ele me ninar”

De acordo com eles, qual é a relação da mãe e do filho?

5 - Baseando-se nas informações oferecidas pela letra da música de Chico Buarque, explique com suas palavras:
a) Em que condições se deram o nascimento do guri?
b) Que tipo de atividade o menino encontrou para sustentar a família?

6 - A mãe orgulha-se do filho. Por quê?

7 - A mãe insiste em dizer que o filho venceu na vida, atingiu sucesso. Essa atitude mostra que ela é:
( ) ingênua ( ) sábia ( ) maliciosa
8 - Qual você acha que foi o titulo da manchete no jornal?
9 - Em sua opinião, o que seria preciso para que o destino da personagem do texto tivesse possibilidade de ser diferente?

28 comentários:

  1. Gostei muito da atividade...Bem contextualizada...Estou com um projeto Cidadania e acho que esta atividade vai ser bem útil. Obrigada...
    Laila (lailassilva@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo plano de aula! Trabalhei esta letra nas minhas aulas de literatura com atividades diferentes e pretendo "pegar emprestado" as suas atividades para fazer uma avaliação para as minhas turmas.
    Obrigada...
    visite meu blog!
    http://dialogoeducacional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, eu sou a Michele Picali, sou estudante de Letras, moro em Lençóis Paulista - SP, gostei muito do seu plano de aula, inclusive estou elaborando um trabalho para a faculdade e se permitir vou utilizar o seu plano de aula como base. Se possível gostaria de receber mais materiais seu, que para mim será de grande valia. Meu e-mail é michele@supportweb.com.br
    Obrigada e tenha uma boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Faço Letras, trabalhei essa música na universidade. A música reflete muito os dias de hoje. Ótima proposta.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog.
    Ri demais: "Sou um ser do bem, brinco, ajudo, aconselho, mas não empresto dinheiro.(rsss)"
    E acredito muito nisso: " divisor de águas, ter uma boa educação fará diferença, eu como professor posso até passar o aluno, mas o mercado profissional selecionará. No entanto caso você seja um sonhador, sonhe que esteja estudando"
    Sou estudante de pedagogia e estava buscando textos que como disse Danie Rock acima: "reflete muito os dias de hoje"!
    Obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  6. "Emprestei" trechos da sua frase para minhas colegas "facebookeanas" mas lembrei de colocar os créditos a você e ao blog..rs
    https://www.facebook.com/flavia.nunes3?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  7. Gostei por gentileza envie-me o gabarito
    juscelino_765@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Teria como passar o gabarito?
    flaviobezoliv@hotmail.com

    Grato
    Flávio

    ResponderExcluir
  9. amei esse plano de aula, muito bem elaborado, gostaria de pedir emprestado para uma apresentação envia-me o gabarito? mas.suely@hotmail.com/ e Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Teria como passar o gabarito?
    noelibuzaglo@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Teria como passar o gabarito?
    solangemaiadasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, amei seu plano de aula, sou estudante de pedagogia e estou substituindouma prof, dessa forma se vc me permitir, gostaria de passar esse plano de aula na minha aula! Vc poderia me enviar o gabarito? obrigada. e-mail= carlalemos01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, gostei bastante poderia encaminhar o gabarito? mariangelakm@yhaoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.que plano de aula ma-ra-vi-lho-so!!!Parabéns! Adorei!Para que gabarito? Importa a discussão que será deveras interessantíssima e bastante reflexiva e crítica!!!
      Você é demais,caro Prof.E quem afirma é uma prof.com 70 anos,que insiste em continuar lecionando e sendo muito amada por seus alunos(40 anos de sala de aula e continuo me encantando com pessoas como você!Continue assim! Vale a pena!!!Flores e medalhas p/homenageá-lo!!!Um abraço fraterno e muita admiração!!!

      Excluir
  14. Muito bom! Por favor, enviem o gabarito para josimeirealagoas79@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!
    Muito bom o texto. Dá até pra fazer uma dramatização. Vou trabalhar o texto com meus alunos do 9° Ano. Sou professora de Língua Portuguesa graduada em Letras. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Muito bom a interpretação. vou usar na sala com os alunos de 9º ano.
    Teria como passar o gabarito?
    csalfaia2@hotmail.com
    Obrigada

    Parabens! Vou salvar sua página

    ResponderExcluir
  17. excelente seu plano de aula esclareceu as minhas dúvidas. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, excelente plano de aula. Gostaria de solicitar sua autorização para me basear em meu plano de aula. Se puder, me envie o gabarito, por favor. E-mail: thayz_20111@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Excelente plano de aula, acredito qu me ajudará muito com a turma do 9o Ano. Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu plano de aula, vou usar no meu estágio. Poderia me enviar o gabarito? Meu e-mail: diigonc@gmail.com

    Grato!

    ResponderExcluir
  21. amei seu plano de aula, tem como me enviar o gabarito? adriana.ee1j@gmail.com

    ResponderExcluir