quarta-feira, 22 de junho de 2016

Funções da Linguagem - Atividade



Funções da Linguagem - Atividade
Aluno(a): ..................................................................................................................
Escola: .....................................................................................................................
Turma: ............................. Turno: ........................... Data__/__/__
Professor: ..................................................................................... Nota: ................

Leia atentamente o texto, para responder às questões 1 e 2.

 
  1. No texto dos quadrinhos de Galhardo, predomina a seguinte função:
  1. Emotiva;
  2. Conativa;
  3. Metalingüística;
  4. Fática;
  5. Poética;
  1. A predominância dessa função justifica-se pela:
  1. Freqüente repetição de termos para prolongar o contato com o receptor.
  2. Preocupação de explicar o significado das palavras usadas.
  3. Ênfase na elaboração da mensagem expressa no sentido marcadamente conotativo.
  4. Influência no comportamento do receptor com o sistemático emprego das formas verbais no imperativo.
  5. Subjetividade assinalada nas vozes do texto.
  1. Só tinha de desentalar-me. O homem queria estrito o caroço: o verivérbio.
- Famigerado é inóxio, é “célebre”, “notório”, “notável”...
- Vosmecê mal não veja em minha grosseria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsência? Nome de ofensa?
- ...São expressões neutras, de outros usos...
(Guimarães Rosa)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?

  1. A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou; ...
(Fernando Pessoa)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento? 

  1. Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
(Mário Quintana)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento? 

  1. CARDÁPIO
Prato do dia:
 Bacalhau à portuguesa                         Omelete de verduras
Bacalhau ao forno                                 Sorvete
Batatas sautês                                       Café

Qual a função da linguagem predominante neste texto? 

  1. – É o noivo da Rosa.
- É.
- Escuta, tem umas coisas que você precisa saber. Quer?
- Depende.
- Depende do quê?
- Não sei.
(Ignácio de Loyola Brandão)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?
  1. Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM sabiamente dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:
1.Não demonstre que carrega muito dinheiro.
2. Jamais deixe objetos de valores à vista.
3. Se assaltado, fique calmo, não discuta nem reaja.

             Qual a função da linguagem predominante neste texto?
  1. A palavra privilégio voltou como um estalo na cabeça do Clotildo. Privilégio, privilégio. Não podia esquecer o nome daquela palavra. Iria perguntar ao professor da outra fazenda o que significava aquilo... (Jair Vitória)
Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?  

  1. Eu sou assim,
    Quem quiser gostar de mim,
Eu sou assim.
Meu mundo é hoje,
Não existe amanhã para mim ...
(WilsonBatista)
Qual a função da linguagem predominante neste fragmento? 

2 comentários: